sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vaso Prateado.





O Vaso Prateado (Aechmea fasciata) é da família das Bromeliaceae, bromélias, essa é uma das bromélias mais bonitas que existem. 
Vinda da  Mata Atlântica do sudeste do Brasil sua folhagem é rígida, com estriações verticais, espinhos nas bordas e apresenta escamas esbranquiçadas, principalmente quando jovem. 




Deve ser colocada água com bastante moderação e quando estiver muito calor, borrife água nas folhas.
Cultivar a meia-sombra em local com bastante luz Por serem plantas tropicais, preferem clima quente e úmido  e devem ser colocadas em locais ventilados..Deve ser cultivada em substrato que proporcione uma boa drenagem. Exemplo: Areia grossa, musgo seco (esfagno), turfa, casca, fibra de coco e húmus de minhoca. Ela absorve facilmente os nutrientes pelas folhas, são bastantes sensíveis, portanto quando for adubar, faça com bastante critério, usando um adubo químico de boa qualidade.Muito indicada para decoração de ambientes internos. É uma das mais comercializadas em vasos.




Teixo.








teixo (Taxus baccata)  é uma árvore gimnospérmica (possuem raízes, caule, folhas, flores e sementes, mas não produzem frutos); são da família das Taxáceas que nasce de forma espontânea nas terras altas de Portugal, podendo no entanto ser também cultivada.








Podendo chegar a até 25 metros de altura, com ampla copa, esta planta tem falsos-frutos, sementes envolvidas por um arilo carnoso de sabor doce e agradável, que é a única parte comestível da planta, pois o resto contém taxina, um alcalóide altamente venenoso, que pode ser mortal.








É uma espécie muito resistente e que foi utilizada na época dos descobrimentos para a construção das caravelas e para produção de arcos de guerra ingleses.Atualmente, a árvore está na lista das espécies ameaçadas de extinção na Alemanha e outros países europeus, principalmente por causa do aproveitamento de sua madeira durante a Idade Média.







quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Jade Vermelha.








Flor de Jade (Mucuna bennettii) pertence ao gênero Mucuna. Esta trepadeira originária de Papua-Nova Guiné; que geralmente fica em cachos pendentes seguidas de vagens recobertas de pêlos microscópicos extremamente irritantes em contato com a pele.







Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em caramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente.
Recomenda-se o plantio em solo arenoso e rico em matéria orgânica. Em regiões de clima frio, deve receber luz solar plena, em locais mais quentes, pode ser cultivada a meia-sombra. Para estimular a floração e fortalecer a trepadeira, uma boa dica é fornecer adubação orgânica e fertilizante de fórmula NPK.





Abeto Vermelho.





   
  
abeto vermelho ( Picea abies ) é uma espécie do gênero deabeto Picea ). É nativa da Europa.Tem uma madeira economicamente importante que é também utilizada na fabricação de instrumentos musicaisEm muitos países é utilizado como árvore de Natal e como planta ornamental em parques e jardins.


                                          





Seu meio de reprodução é pelo polén das flores masculinas que, com a ajuda do vento ou pássaros encontram o óvulo feminino. A árvore atinge a sua capacidade de florescer com 30 a 40 anos. Plantas relativamente jovens têm apenas flores femininas em primeiro lugar. É bastante apreciada pelo efeito decorativo, mas também é usada como proteção contra o vento, já que pode chegar a 55 metros de altura.Tem de ser regada constantemente, mas não pode ser encharcada.
Acredite, esta planta é o ser vivo mais velho do mundo, de 9.550 anos, descoberto por pesquisadores da Universidade de Umea, nas montanhas do noroeste da Suécia.







terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ipê Amarelo.










O Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha), árvore da família das bignoniáceas, madeiras de lei, pertence ao gêneroTabebuia, palavra tupi que significa "o que bóia, o que flutua".Originária do Brasil, é a mais conhecida e a mais cultivada do país.












A madeira, dura, pesada e resistente, é usada em obras de marcenaria.Cresce devagar e começa a florir antes dos cinco anos, ainda com pouca altura. 
 Podendo chegar de cinco a dez metros de altura, é normalmente plantada para efeito paisagístico nas regiões tropicais e subtropicais do país, apesar de se adaptar a qualquer ambiente do país.












O ipê-amarelo é uma planta adaptada ao crescimento em ambiente aberto ou exposto à luz direta.Durante o inverno, perde as folhas  (a árvore fica completamente despida) .Entretanto, no início da primavera, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido.











Sapatinho-de-Judia.











O sapatinho-de-judia também conhecida como Thunbergia mysorensis, é uma trepadeira indiana do gênero Tumbérgia; uma planta bastante procurada pelo fato de produzir enormes flores amarelas, que pelo fato de ficarem penduradas se tornam muito vistosas e chamativas, além de atrair a presença de beija-flores. Ela é muito apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões, de forma que as inflorescências ficam muito evidenciadas. Ocorre ainda uma variedade de flores totalmente amarelas.












Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra por não tolerar o frio.O cultivo desta planta é feito geralmente em solo similar ao de florestas tropicais, deve-se lembrar que pelo fato de ser uma trepadeira há a necessidade de plantá-la próximo a algo onde ela possa se apoiar, como uma cerca ou grade.Ao plantar faça uma preparação do solo, misturando a ele areia grossa e adubo orgânico, para assim aumentar sua fertilidade e drenagem.Já adulta, lembre-se de adicionar fertilizante NPK sempre no início da época de floração, que é quando a planta necessita de mais nutrientes.Faça as regas diariamente, de modo a sempre umedecer o solo,  mas sem encharcá-lo, pois isso poderia levar a proliferação de doenças











Orquídeas.








Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. As orquídeas epífitas crescem sobre as árvores(no chão atraem lesmas), usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, pois usam as árvores apenas para apoio.






Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de côco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta. 
Dispense o prato que fica embaixo do vaso. Orquídeas não gostam de ter água parada nas raízes. Com o dedo indicador, toque o substrato (a "terrinha") e sinta se ele está seco. Se estiver bem úmido, nada de água. Ao regar leve o vaso para uma pia ou um tanque e deixe a água encharcar a planta até escorrer pelos furinhos. Molhe inclusive na parte debaixo das folhas. Deixe escorrendo por alguns minutos até voltar o vaso para o lugar em que ele estava.Se a planta estiver florida, tome cuidado para não derrubar água na flor. Não é que ela não goste de rega. O problema é que flores molhadas atraem pulgões, fungos e bactérias.Orquídeas como as chuva-de-ouro ou as catleias, que têm caule gordinho, precisam de menos água do que as outras. Essa região é chamada de pseudobulbo e serve como uma reserva de comida.Após o fim da floração, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo.





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bambu-Mossô.






Mossô (Phyllostachys edulis) é um tipo de bambu de caule curvilíneo, originário da China, onde é a espécie mais cultivada. Veio para o Brasil durante a colonização, razão pela qual pode ser encontrado em muitos lugares do país, ainda mais considerando que se adapta aos mais diversos climas e altitudes. Sua floração dificilmente pode ser vista. Nesta espécie, ocorre a cada 67 anos. Algumas outra espécies demoram mais de cem anos. Logo após sua floração, todo o bosque ou touceira morre por gastar todos seus nutrientes.Esta planta começou a ganhar destaque nos anos 90, quando foi introduzido na decoração e nos jardins brasileiros.






Sua forma elegante e sinuosa não é natural, sendo obtida através de técnicas especiais e da arte de mãos humanas. E são justamente estas curvaturas do caule que são apreciadas por lhe darem uma aparência de “escultura”.






O bambu-mossô prefere solos bem permeáveis e férteis, principalmente quando novos. Desenvolve-se melhor a sol-pleno e tolera interiores, desde que bem iluminados. As regas devem ser semanais.Adube-o a cada três meses com NPK 10-10-10 e intercale com adubação orgânica, que pode ser de húmus de minhoca. Siga sempre as instruções das embalagens de adubo, pois seu uso em excesso também é prejudicial às plantas.






domingo, 19 de fevereiro de 2012

Árvore da Felicidade.



                                                   


Esta é uma planta originária da Polinésia que tem que ser plantada “macho-fêmea”, pois trocam gametas entre si; este hábito de sempre plantar essas duas plantas juntas seria para atrair boa sorte. Elas são espécies diferentes do mesmo gênero e ambas pertencem à família das araliáceas. A principal diferença entre elas é que a Polyscias fruticosa (fêmea) apresenta folhas recortadas em pequenas partes, bem afinadas, e a Polyscias guilfoylei (macho) possui folhas compostas, com uma cor verde mais intenso que a “fêmea”, lembrando a forma das folhas da salsa.
Embora o nome popular dessa planta faça-nos pensar em uma árvore, devido a seu porte máximo de cinco metros ela é mais corretamente classificada como um arbusto, podendo ser cultivada em lugares sem muito espaço.



Elas podem ser cultivadas com sucesso mesmo em apartamentos, pois gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Além disso, sua folhagem se desidrata com facilidade quando exposta ao vento. Plante a muda num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que a planta possa se desenvolver durante um bom tempo sem precisar de transplante.
Devemos regar essa planta regularmente, aumentando a dosagem em épocas mais quentes, mas sem encharcá-la. Anualmente, de preferência após o término do inverno, devemos adicionar um pouco de adubo NPK de valores equilibrados ao solo no intuito de garantir que a planta não sofra a falta de nenhum nutriente.
Pode-se fazer esporadicamente podas de formação nesse arbusto para controlar sua estatura máxima, principalmente na árvore da felicidade macho que costuma passar dos três metros, não cabendo assim dentro de casa. Devemos sempre que ao podar nossas plantas utilizar instrumentos de qualidade e pensarmos bem antes de fazer os cortes.




                  



Planta Carnívora- Dionaea.








Plantas carnívoras são plantas entomófagas com a habilidade de capturar insetos e animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos, essenciais para a síntese da molécula de clorofila, dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.







As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado. A mais comum é a Dionaea, que tem armadilhas em forma de "jaula" e por isso são as mais famosas, por serem a própria representação da ação carnívora por meio de vegetais. As folhas são modificadas em duas metades com gatilhos no interior. Quando os gatilhos são tocados por presas potenciais, as metades da folha se fecham em incríveis frações de segundo, esmagando a presa e digerindo-a.








sábado, 18 de fevereiro de 2012

Musgo espanhol ou barba-de-velho





O Musgo espanhol, ou como é mais conhecido no Brasil, barba-de-velho é muito semelhante a  líquen.Esta é uma planta com flor (angiosperma) da família das Bromeliaceae, bromélias , que vive em galhos de árvores em pleno sol ou sombra parcial. Vive nos EUA à Argentina. Foi erradicado de suas regiões nativas por ser fresco e assim usado para encher colchões na década de 1930. Ela não tem raízes e flores são muito pequenas e raramente floresce. Ela se espalha principalmente pelo vento e se mantém em outras árvores, ou transportadas por aves como material para fazer ninhos. 






Por se alimentar pelos nutrientes do vento  e umidade do ar não é necessário o regamento,mas pode ser feito duas vezes por semana por borrifamento.Quando não se alimenta durante algumas semanas, hiberna até que volte a ter alimento. Deve ficar pendurada pois não tem raiz. Além de crescer rápido podendo chegar a 6 metros também é ótima para decorar ambientes pois combina com qualquer um.