Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. As orquídeas epífitas crescem sobre as árvores(no chão atraem lesmas), usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, pois usam as árvores apenas para apoio.
Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de côco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.
Dispense o prato que fica embaixo do vaso. Orquídeas não gostam de ter água parada nas raízes. Com o dedo indicador, toque o substrato (a "terrinha") e sinta se ele está seco. Se estiver bem úmido, nada de água. Ao regar leve o vaso para uma pia ou um tanque e deixe a água encharcar a planta até escorrer pelos furinhos. Molhe inclusive na parte debaixo das folhas. Deixe escorrendo por alguns minutos até voltar o vaso para o lugar em que ele estava.Se a planta estiver florida, tome cuidado para não derrubar água na flor. Não é que ela não goste de rega. O problema é que flores molhadas atraem pulgões, fungos e bactérias.Orquídeas como as chuva-de-ouro ou as catleias, que têm caule gordinho, precisam de menos água do que as outras. Essa região é chamada de pseudobulbo e serve como uma reserva de comida.Após o fim da floração, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário