segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bambu-Mossô.






Mossô (Phyllostachys edulis) é um tipo de bambu de caule curvilíneo, originário da China, onde é a espécie mais cultivada. Veio para o Brasil durante a colonização, razão pela qual pode ser encontrado em muitos lugares do país, ainda mais considerando que se adapta aos mais diversos climas e altitudes. Sua floração dificilmente pode ser vista. Nesta espécie, ocorre a cada 67 anos. Algumas outra espécies demoram mais de cem anos. Logo após sua floração, todo o bosque ou touceira morre por gastar todos seus nutrientes.Esta planta começou a ganhar destaque nos anos 90, quando foi introduzido na decoração e nos jardins brasileiros.






Sua forma elegante e sinuosa não é natural, sendo obtida através de técnicas especiais e da arte de mãos humanas. E são justamente estas curvaturas do caule que são apreciadas por lhe darem uma aparência de “escultura”.






O bambu-mossô prefere solos bem permeáveis e férteis, principalmente quando novos. Desenvolve-se melhor a sol-pleno e tolera interiores, desde que bem iluminados. As regas devem ser semanais.Adube-o a cada três meses com NPK 10-10-10 e intercale com adubação orgânica, que pode ser de húmus de minhoca. Siga sempre as instruções das embalagens de adubo, pois seu uso em excesso também é prejudicial às plantas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário